Povo inca

    Os incas viveram em cidades, sendo Cuzco a principal delas. Por isso, dizemos que eles criaram uma civilização.

    Após criar uma civilização em torno da cidade de Cuzco, os incas conquistaram uma área de aproximadamente 3.500 km de extensão e dominaram milhões de pessoas, dando origem a um vasto império na região dos Andes.

    Os incas alcançaram um alto grau de desenvolvimento técnico. Além de cidades, templos e fortalezas , construíram uma vasta rede de estradas, canais de irrigação, terraços agrícola e lagos artificiais. 

    O povo inca cresceu muito e teve que ser reorganizado: O Inca ("Filho do Sol" em quéchua) governava tudo. Outras pessoas tinham seus papéis: Os sacerdotes cuidavam de rituais aos deuses; funcionários do Estado prestavam serviços ao governo; as mamaconas eram jovens que saíam de seus lares para habitar as Casas das Escolhidas, onde confeccionavam tecidos e preparavam bebidas utilizadas em ritos e cerimônias; os mercadores faziam o comércio de produtos entre as diversas regiões do Império; os artesãos tinham uma situação especial no litoral, pois trabalhavam somente em seu ofício, ao contrário do que ocorria nas montanhas do interior, onde trabalhavam também na agricultura; os camponeses tinham que trabalhar para o Inca e sua família, os sacerdotes e os altos funcionários; os pescadores não possuíam terras de cultivo, mas mantinham boas relações com os agricultores, com os quais trocavam peixes por produtos agrícolas.